O Brasil é o país mais desigual do mundo?

O Brasil definitivamente merece ser estudado. Detentor de uma das maiores economias do mundo, estando no Top 10 delas, ele parece sofrer carências desde o seu nascimento. Sua criação não foi das melhores e por isso, ele se bandeou para lados que seus pais não gostariam de ver. Pelos mais variados motivos que daria para escrever uma tese de doutorado, o país é desigual sim. E, mesmo não levando o título de pior dos piores, não tem nada para comemorar. O troféu framboesa de ouro da igualdade social fica com a África do Sul. Porém se o Brasil não se cuidar, vai tomá-lo bem rapidinho.

E como se chegou a esse resultado? Você não abordou que não se pode fazer Fake News? Cadê dados? Quero dados! Quero imagens! Pois bem meu amigo desesperado, baseando-se no relatório de desenvolvimento humano da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2016 é possível ver uma variável chamada Coeficiente de Gini. Em poucas palavras, é uma fórmula, produzida pelo economista Corrado Gini que consegue expressar em níveis percentuais o quão igual ou desigual um país é. Quanto mais próximo de 0, ele tratará a todos – em níveis econômicos – com igualdade. Em contrapartida, quanto mais próximo de 1 ele é completamente desigual.

Brasil_Desigualdade_Social

Atualmente, o Brasil empata com a Suazilândia em 10º lugar, com um Coeficiente de valor 0,515. A Suazilândia é um reino na África, sem acesso ao mar e com um governo autoritário, só para comparações. Na América latina, somos o 4º pior em termos de igualdade, atrás apenas de Paraguai, Colômbia e Haiti, respectivamente com os valores de 0,517, 0,535 e 0,608. Como já falado, a África do Sul é o país mais desigual, com 0,634. Neste Top 10, só existem países do eixo África e América Latina, o que não estranha ninguém. Quer efeitos de comparação de cair o queixo? A Ucrânia, país do Leste Europeu é o mais igual do mundo, com 0,241. Ele é seguido por Eslovênia e Noruega, respectivamente com 0,256 e 0,259

Lógico que pegar uma nação e tirar uma espécie de média não é o mais adequado quando se quer ver sua estrutura. Por isso, dentro do Brasil, a discrepância entre Estados da Federação também é absurda, um espelho da desigualdade dentro da desigualdade. O Estado com mais desigual nem Estado é segundo o IBGE em 2013. O Distrito Federal tem o maior índice da Lista, com 0,572. Se você quiser comparar com o mundo, a Capital seria o 5º no globo em termos de desigualdade, com padrões similares ao de Zâmbia (0,556) e o Haiti (0,608).

Fechando o Top das desigualdades, todos os outros Estados são da região Nordeste. Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí, o que só confirma a péssima distribuição de renda do país e a necessidade de políticas para o fortalecimento daquela região. Na outra ponta, Santa Catarina é o mais igualitário, com 0,438 se aproximando dos Estados Unidos (0,411). Acredite, os Estados Unidos sofrem de desigualdade crônica, e comparar o melhor Estado nosso com eles não quer dizer nada. É o que nós temos! Os dois principais estados, Rio de Janeiro e São Paulo ficaram acima da média, com respectivamente 0,524 e 0,541.

Brasil_Desigualdade_Social_02

Então, como resolver isso? Essa é a pergunta de um milhão de reais do Show do Milhão. A depender do gosto do freguês, as respostas englobam todo o tipo de política. Habitacional, de emprego, educacional, sanitária, tributária ou tudo junto e misturado. Mesmo com suas peculiaridades, é interessante observar o que deu certo em outros locais e o que está dando tão errado no Brasil. Então, duvide se alguém vier com o discurso fácil de que tudo pode ser resolvido apenas na canetada. Isso exige estudo, tempo, e muita dedicação. Não será do dia para noite, nem nos próximos anos que alguém resolverá a desigualdade social no Brasil.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.